quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Augusto Guedes




Augusto Guedes

           Um item não bem estudado na pecuária do Brasil Central foi a do comprador  de gado para o abate. Os negociantes ao vivo dos abatedores, principalmente  dos grandes frigoríficos (Anglo, Armour, Swift, Wilson) eram especialistas, geralmente nacionais, que conheciam todos os fazendeiros que "invernavam" o    boi  e antes da safra começavam a abordá-los.  
          Um desses compradores foi Augusto Guedes de Oliveira, que trabalhava  para a  Anglo  e disputava o campo, por exemplo, com Antônio de Paula, que comprava para a Armour e depois para a Swift: eram rivais nas operações de boca, mas amigos nos bate-papos pelos bancos do jardim da Praça da Matriz. Augusto Guedes trabalhou na Anglo durante 46 anos e morreu em 1970, com 76 anos de idade.
          Era natural  natural de Jaguareiva,  Estado do Paraná, na divisa do Estado com o de Santa Catarina, filho de  Teófilo  Guedes e de Senhorinha Guedes e nasceu no dia 24 de setembro de 1893.
            Por volta de 1925 o Frigorífico convidou Augusto para ser o responsável pelo setor de compra de gado da empresa. Residiu por um tempo no  Club House, até se casar em 31 de dezembro de 1927 com dona  Alcídia Prudente Oliveira Guedes. Filhos do casal:

  1. Paulo Augusto Guedes, falecido em 1994, era casado com Yeda Romanello Guedes. Filhos:   Patrícia Romanello Guedes Werthemier, casada com Roberto Werthemier (pais de Guilherme e Gustavo)  e Augusto Guedes Oliveira Neto, pais de  Tiago, Caio, Mourine de João Augusto).  
  1. Rodolpho  Augusto Guedes, falecido com um ano e meio.
  1. Ana Rosa Guedes Prado, casada com Nilson Ferraz Prado. Filhos: Ana Elizabeth Guedes Prado,  casada com José Marcio Sanches (pais de: Roberta, Rafael, Maria Eduarda);  Fernando  Augusto Guedes Prado, casado com Raquel; Gustavo Henrique  Guedes Prado, engenheiro.
  2. Sanita Guedes, falecida. Formou-se em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Exerceu por muitos anos o cargo de professora em Barretos e nas cidades da região.Sanita contava que o seu nome foi dado por seu pai em homenagem a uma antiga namorada que  Augusto teve em sua terra natal. Quando o pai levou Sanita para conhecer a terra deles, ele disse para a menina: aqui morava sua chara Sanita. 
  1. Carlos Otávio Guedes, falecido solteiro, com trinta anos, trabalhou no Frigorífico.
  1. Marlene Guedes Assunção Sen, foi casada com  Pércio Piratininga Assumpção Sen.  Filhos: Renata Guedes Assumpção Queiroz, casada com Romeu Queiroz, engenheiro, residem em São Paulo (pais de Mariana e Carolina, falecida)  e Andréa Guedes Assumpção Sen, mãe de  Thaís.  

            Durante  46 anos  Augusto Guedes foi comprador oficial de bois para o Frigorífico Anglo, tendo se destacado como uma das mais importantes figuras  do quadro de funcionários  da empresa. 


Informações cedidas por Sanita Gudes (in memorian)


           

5 comentários:

  1. obrigada pela memória Rosely, adorei e me emocionei. bjs

    ResponderExcluir
  2. Será q alguem do bairro frigorifico anglo se lembra de minha família? D.Maria seu Pedro e filhos:Norma & Neusa eramos cantoras e os irmãos Marta e Milton.morávamos na av.são Paulo n° 106 casa 04.Neusa trabalhou na descarnaçao eu Norma na salsicharia conserva e bucho seco vamos lá parceiros investiguem PR mim abçs

    ResponderExcluir
  3. Será q alguem do bairro frigorifico anglo se lembra de minha família? D.Maria seu Pedro e filhos:Norma & Neusa eramos cantoras e os irmãos Marta e Milton.morávamos na av.são Paulo n° 106 casa 04.Neusa trabalhou na descarnaçao eu Norma na salsicharia conserva e bucho seco vamos lá parceiros investiguem PR mim abçs

    ResponderExcluir
  4. Será q alguem do bairro frigorifico anglo se lembra de minha família? D.Maria seu Pedro e filhos:Norma & Neusa eramos cantoras e os irmãos Marta e Milton.morávamos na av.são Paulo n° 106 casa 04.Neusa trabalhou na descarnaçao eu Norma na salsicharia conserva e bucho seco vamos lá parceiros investiguem PR mim abçs

    ResponderExcluir
  5. Será q alguem do bairro frigorifico anglo se lembra de minha família? D.Maria seu Pedro e filhos:Norma & Neusa eramos cantoras e os irmãos Marta e Milton.morávamos na av.são Paulo n° 106 casa 04.Neusa trabalhou na descarnaçao eu Norma na salsicharia conserva e bucho seco vamos lá parceiros investiguem PR mim abçs

    ResponderExcluir