terça-feira, 24 de julho de 2012

Jesus e ou Isaias - depoimento de Jesus Miranda do Prado


Pessoal, há alguns dias, em conversa imbox com a Arminia Barbosa, contei a ela uma história a meu respeito e ela me perguntou se eu teria algum preconceito e contar aqui no grupo. A princípio achei que fosse algo da vontade de minha mãe (adotiva) e que não iria me expor. Confesso que fiquei com isso martelando em minha memória por vários dias e hoje resolvi contar essa passagem.

Era uma vez: No dia 17 de dezembro de 1957, eu com 1 ano e 4 meses de idade, fui adotado por Roque Lúcio de Godoy e Maria Gesuina dos Santos Godoy, na cidade onde nasci - IBITINGA-SP.  e alguns meses depois meus pais adotivos mudaram-se para a cidade de ITÁPOLIS, também interior de São Paulo. 

Já com a idade de 4 anos, meu pai adotivo (Roque) faleceu. Minha mãe então teve que trabalhar de doméstica para me criar. Para não me deixar sozinho, me colocou em uma creche, onde fiquei até meus 6 anos. Recebi até um diploma desta escolinha onde conferia a mim "ISAÍAS LÚCIO DE GODOY" a conclusão do Curso Maternal. (Tenho esse diploma até os dias de hoje).

Aos 8 anos de idade minha mãe adotiva (viúva há algum tempo), casou-se pelo segunda vez com o então morador do Frigorífico  Anglo, Sr. Augusto Andrade Leite e mudamos para o Bairro, na cidade de Barretos-SP. Nossa vizinha na época - D. LAURA PASSARELLI, certo dia chegou pra minha mãe e perguntou:  "- D. Maria o Isaías não vai pra escola estudar? As aulas já começaram há mais de 15 dias e eu o vejo em casa todos os dias".
 Minha mãe respondeu: "-Ele não que ir, disse que não gosta de estudar". Lembro que a D. Laura passou um "pito" na minha mãe e disse: "- D. Maria, criança não tem o que querer, tem de ir pra escola e pronto. Me dê o registro de nascimento dele, que eu mesma irei matriculá-lo no Grupo Escolar". E isso foi feito.

Meu primeiro dia de aula lembro-me que a professora era D. Geni, mas nesse meu primeiro dia, ela havia faltado e quem a substituiu foi o professor Oto. Alguém se lembra da figura?  

 Pois então. Terminada a chamada, o professor perguntou se dentre os presentes havia alguém que não fora chamado. Eu me levantei (aliás o único da classe que se levantou) e disse que não tinha sido chamado. Então ele me perguntou: "- Qual o seu nome?". 
Eu respondi:  " - Isaías professor". - Mas Isaías de quê - indagou o professor. Eu logo mandei: " - ISAÍAS LÚCIO DE GODOY". 

"- Bom,  então vamos na secretaria pra ver o que houve. - Da secretaria fomos parar na Diretoria. Imaginem, primeiro dia de aula e eu já fui parar na Diretoria, justo com quem? Com o temido Diretor EGÍDIO DA SILVA. Fui então pra casa chamar minha mãe, a qual veio acompanhada da D. Laura (a que fez minha matrícula). E para minha surpresa, nesse dia descobri que no registro civil meu nome é JESUS APARECIDO MIRANDA DO PRADO.  Meus pais que me adotaram (Roque e Maria)  queriam mudar meu nome para Isaías, mas não foram ao Cartório. Coisas de antigamente.

8 comentários:

  1. Noossa, D. Laura Passarelli, minha amada tia...sdds

    ResponderExcluir
  2. Também sou filho adotado, Jesus. Meu nome é Samuel Jesus de Oliveira; quando meus pais me adotaram, os avós queriam que eles mudassem meu nome para João Paulo ou Paulo; meus pais preferiram não alterar meu primeiro nome (e eu achei muito bom, pois gosto muito do meu nome). Mas, os parentes sempre me chamavam de Paulinho. Na rua, se alguém chamasse "Paulinho!" eu logo virava para olhar e é assim até hoje. Só os amigos de infância e as pessoas da família conhecem essa história. Parabéns, você é um felizardo por ter encontrado alguém para acolhê-lo. Eu também tive esse privilégio, essa bênção! Meus pais são as pessoas mais importantes da minha vida! Sem eles, eu não teria sobrevivido. E também morei no frigorífico, por 10 anos. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela Força Samuel/Paulinho - graças a Deus fui muito bem criado e creio ter tido uma educação a altura de meus princípios. Sou temente a Deus e respeito muito os mais idosos graças ao que aprendi com meus pais adotivos. Faço minha suas palavras de gratidão.

    Um abraço

    Jesus/Isaías

    ResponderExcluir
  4. Nossa o Frigorífico tem muitas histórias mesmo. Nossa vida lá era muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ana Paula - tenho ótimas recordações e amizades sinceras daquele saudoso bairro....

      Abraços...!!!

      Excluir
  5. Nossa D. Geni professora, seu Oto... Eu estudei com a D. Rita diretora, atualmente a frente do Cavalgando grupo da terceira idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Ana Paula....
      Eu moro em Barretos até hoje,alias nunca saí daqui.

      Excluir
    2. Legal Ana Paula....
      Eu moro em Barretos até hoje,alias nunca saí daqui.

      Excluir